Yandex quer processar Google por conduta antitrust

O Google poderá vir a ser alvo de uma investigação por parte do Serviço Federal Antimonopólio, depois do seu rival russo Yandex o ter acusado de infringir leis antitrust.

Android

De acordo com o Yandex, por muitos considerado o “Google russo”, os fabricantes de smartphones Android são obrigados a instalar o motor de busca norte-americano para poderem pré-disponibilizar nos seus dispositivos móveis a loja de aplicações Google Play.

Algumas fabricantes de smartphones que operam sobre o sistema operativo Android, como a Prestigo, a Fly e a Explay, avisaram o Yandex, em 2014, de que não poderiam integrar o motor de busca russo nos seus telemóveis, alegando que a Google não permite a pré-instalação de aplicações rivais.

Neste âmbito, o Yandex está a procurar cortar o cordão umbilical que liga o Android ao motor de pesquisa da Google. Como tal, recorreu à autoridade antitrust do mercado russo para acabar com o regime despótico da gigante de Mountain View.

Apesar de o Google gozar de uma posição dominante no continente europeu, está envolvido constantemente em batalhas legais por causa das suas alegadas condutas anticoncorrenciais. O facto de o seu sistema operativo Android ser o mais popular na esfera dos smartphones confere à Google um posicionamento largamente confortável no universo mobile.

O moscovita Yandex, citado pelo website tech.eu, disse que para que os fabricantes possam integrar nos seus smartphones o Google Play, têm que pré-instalar todo o conjunto de serviços mobile da Google e colocar como padrão o motor de pesquisa da gigante tecnológica.