Twitter anuncia programa para aproveitar a informação de tweets

A rede social Twitter lançou o programa Data Grants de modo a que os investigadores transformem todo o tipo de dados em novas visões, desde tendências de aspetos mais rotineiros a acontecimentos mais pontuais como celebrações de ano novo.

e-online-twitter-hack

O conceito do Data Grants é proporcionar aos investigadores um acesso livre a todo o tipo de tweets públicos e informações do histórico. Nesse sentido, para a empresa, “com mais de 500 milhões de tweets por dia, o Twitter tem uma quantidade enorme de informação que pode dar a origem a vários tipos de novas visões”.

Muitas outras empresas como a Google e o Facebook trabalham frequentemente com investigadores do Instituto Nacional da Saúde para conseguir encontrar tendências na informação recolhida. Contudo, o programa do Twitter tem bastante formalização e aceita publicamente aplicações de membros desta comunidade de pesquisa.

Este programa pode ajudar o Twitter a promover a sua imagem e a provar a importância que pode ter no panorama da tecnologia. Isso pode ser fundamental para uma empresa que ainda recentemente anunciou perdas de mais de 600 milhões de dólares em 2013 e pode ser a estratégia da empresa para sair da crise de maus resultados.

O Twitter é uma rede social que permite aos utilizadores enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos por meio do website do serviço.