Categories: EmpresasNegócios

A infra-estrutura do Grupo Iberdata foi restruturada pela Divultec

A Divultec foi a responsável pela restruturação da infra-estrutura do Grupo Iberdata, cuja atividade se centra na venda de equipamentos hospitalares e soluções de software na área da saúde. Esta restruturação veio dar resposta aos problemas gerados pela dispersão geográfica, dado que o grupo é constituído por várias empresas espalhadas pelas regiões de Lisboa e do Porto. Este problema impunha um esforço de gestão de TI que implicava elevados custos, tanto operacionais como de alocação de recursos.

A Divultec optou por uma abordagem de consolidação dos ativos de TI, criando sinergias e aproveitando os recursos de forma a otimizar a infra-estrutura. A estratégia passou pela eliminação das várias “ilhas” existentes e pela consolidação dos servidores e centralização da informação no centro de dados da Iberdata IV. Implementou um cluster em Microsoft Hyper-V, permitindo assim a disponibilização de máquinas virtuais para os serviços de Domain Controller, File Server, SAP, PACS e Web Services. O cluster implementado é baseado em servidores HP DL380G7 ligados a uma storage iSCSI HP P2000, controlados por um servidor que garante a gestão e o backup. As comunicações são asseguradas por um link em fibra ótica interligado através de equipamentos Cisco SR520.

“O aumento da eficácia dos nossos recursos de TI traduziu-se numa maior consistência na utilização dos nossos sistemas e facilitou a mobilidade dos colaboradores, na medida em que melhorou significativamente o acesso à informação através de dispositivos móveis”, comentou o Eng. Rui Alcobia, diretor dos sistemas de informática da Iberdata.

O principal resultado desta operação foi, portanto, a centralização de sistemas, que permitiu ao Grupo Iberdata reduzir os custos das infra-estruturas, das comunicações, dos serviços e das tarefas de manutenção. 

admin

Recent Posts

Tecnologia Celfocus assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

6 dias ago

Cloud e AI ganham terreno nas PME portuguesas

41% das empresas portuguesas já estão a utilizar IA nos próximos 12 meses, de acordo…

6 dias ago

Chatbots começam a melhorar o atendimento das marcas

No entanto, resolução do problema, tempo de resposta e clareza na comunicação são ainda pontos…

1 semana ago

DR da Jotelulu garante continuidade de funcionamento das PME em Portugal

Recurso recorre a cópias de segurança e replica os dados em caso de falhas graves…

2 semanas ago

Lenovo Hybrid AI Advantage acelera a transformação da IA empresarial

Com esta expansão, a marca disponibiliza uma estrutura completa para as empresas construírem, escalarem e…

2 semanas ago

Candidaturas a Prémio Sonae Educação a terminar

Além do valor monetário, o prémio oferece a possibilidade de integração dos projetos no ecossistema…

2 semanas ago