Dell PowerEdge C6320: criado para áreas de computação de alto desempenho

O PowerEdge C6320 juntou-se ao portefólio de servidores Dell PowerEdge. A nova tecnologia de computação disponibiliza até duas vezes melhor desempenho e possui armazenamento num chassis compacto de 2U para soluções e appliances de HPC e de híper-convergência.

As organizações e as múltiplas indústrias continuam a dar prioridade à analítica e ao Big Data. Os departamentos tradicionais de TI estão a considerar soluções HPC para a facultar informação rápida e fiável aos líderes de negócios para que estes possam tomar decisões mais informadas. A última invenção da Dell surge com o intuito de alimentar as descobertas e novas perspetivas apresentadas pelas organizações e institutos de pesquisa e por empresas em todo o mundo.

“Cada vez mais profissionais de TI olham para as soluções de híper-convergêcnia da Dell como métodos para simplificar as capacidades de TI mantendo um rápido time-to-value e bons resultados de negócio”, refere, em comunicado, Jim Ganthier, vice-presidente e diretor-geral da Dell Engineered Solutions and Cloud. “À medida que o portefólio de Dell Engineered Solutions continua a evoluir, o PowerEdge C6320 irá assumir um papel essencial. É uma plataforma flexível e modular, com uma gestão automatizada que a torna na solução ideal para appliances como as Dell Engineered Solutions for VMware EVO:RAIL, Dell XC Series ou Web-scale Converged Appliances assim como para as nossas propostas de HPC. A mistura excecional de funcionalidades e capacidades dá aos nossos clientes uma performance topo de gama, o preço e a eficiência energética que respondem aos requisitos do seu negócio tanto agora como no futuro”.

Face ao ano anterior, a IDC prevê que as vendas dos sistemas híper-convergentes aumentem 116,2 por cento em 2015, ou seja, para 806,8 milhões de dólares. Entre 2014 e 2019, o mercado deverá acusar um aumento do compound annual growth rate (CAGR) de 59,7 por cento, sendo que no final desse período, as vendas totais deverão atingir mais de 3,9 mil milhões de dólares.

O novo servidor PowerEdge C6320 foi criado para oferecer quatro nós servidores independentes num chassis de 2U. Relativamente à geração anterior, possui até duas vezes os melhoramentos de performance no spec LinPack, 45 por cento de melhorias no benchmark SPECint_rate e até 28 por cento melhor eficiência energética no benchmark Spec_Power. Adicionalmente, os clientes podem otimizar a performance das aplicações e a produtividade, preservando o consumo energético e poupando no espaço do Data Center.

Esta computação de alto desempenho concebida pela Dell integra processadores Intel Xeon E5-2600 v3 e disponibiliza até 18 cores por socket, até 512GB de memória DDR4 e até 72TB de armazenamento local flexível. Disponibiliza ainda um iDRAC8 com Lifecycle Controller, através do qual os clientes podem automatizar muitas rotinas de tarefas de gestão e reduzir o tempo e o número de passos para implementar, monitorizar e atualizar os seus servidores durante o seu ciclo de vida.

Os clientes podem emparelhar o PowerEdge C6320 com o PowerEdge C4130 otimizado, um servidor rack com um elevado número de GPUs concebido propositadamente para acelerar o processamento dos mais exigentes fluxos de trabalho.