Altran apresenta novo projeto de gestão e otimização hospitalar

Em parceria com o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) e a APEGSAÚDE, a Altran apresentou à comunidade médica o projeto de investigação e desenvolvimento da framework de gestão e otimização financeira para hospitais, o Operating Profit & Loss Analyser (OPLA). A apresentação teve lugar na conferência «De Médico para Médico – Sabe quanto gasta?», que decorreu nas instalações daquela unidade de saúde e que teve como objetivo questionar as equipas médicas sobre os seus gastos.

O software foi desenhado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, e consiste numa aplicação com duas componentes, a de Business Intelligence (BI) e a de Data Mining. Segundo a Altran, a primeira componente permite a recolha de informação financeira e operacional do hospital em causa, e a segunda possibilita a identificação de padrões de informação dos respetivos dados, podendo ser ajustado a cada hospital e a cada serviço, de forma a aumentar a precisão das projeções. Esta ferramenta permite ainda à gestão do hospital e aos gestores de serviço conhecerem antecipadamente os custos incorridos por episódio ou serviço hospitalar, contribuindo para um melhor suporte à tomada de decisão.

À mesa, a debater o tema, juntaram-se a Marco Ferreira, diretor de Energy and Life Science da Altran; Vitor Branco, diretor do Serviço de Urgência do CHCB; Carlos Lopes, diretor-adjunto Clínico do CHCB; António Peixeiro, diretor do Serviço de Cardiologia do CHCB; Carlos Casteleiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHCB e Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do CHCB.

Este último enalteceu o trabalho desenvolvido pela Altran, sublinhando o investimento em projetos de desenvolvimento e investigação na região, bem como a parceria sólida do CHCB com a Altran, relembrando o projeto de telemedicina, iniciado no ano passado, na monitorização à distância de doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

O Operating Profit & Loss Analyser (OPLA) é um projeto de investigação e de desenvolvimento, financiado pelo QREN e foi apresentado na conferência internacional Patient Classification Systems International (PCSI), em outubro de 2015, tendo obtido a distinção de melhor trabalho apresentado em poster. O estudo, no âmbito da gestão de custos hospitalares, foi redigido por uma equipa de consultores da Altran em colaboração com docentes da ENSP, com a coordenação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).