77% dos consumidores evitam lojas físicas no final do ano

Os dados da Salesforce revelaram que 80% dos consumidores pesquisam os produtos antes de adquiri-los online e que há um aumento do tráfego dos sites proveniente das redes sociais (3,1%). Este
dado representa um aumento de 55% em comparação ao ano passado.

Outro dos destaques é que as opções de compra em plataformas móveis continuam a crescer, com 51% de todo o tráfego de comércio digital a ser proveniente de telemóveis em comparação aos computadores (40%) e tablets (9%).

“O comércio móvel permite que os consumidores pesquisem, reservem e comprem de qualquer lugar e a qualquer hora”, afirmou Rick Kenney, diretor de insights do consumidor da Salesforce Commerce Cloud. “Os principais lojistas devem acelerar a sua transição e aumentar investimentos em tecnologia móvel”, acrescentou.

As pesquisas concluíram, também, que grande maioria dos consumidores (77%) evita as lojas físicas durante as festas de fim de ano devido ao grande número de pessoas (55%), aos congestionamentos (33%) e à conveniência das compras on-line (29%). 

Além disso, os compradores procuram melhores serviços sendo que mais da metade dos representantes da Geração Y concorda em partilhar dados relacionados com as suas preferências (56%) e gostaria que os comerciantes utilizassem os serviços baseados em localização (39%) para oferecer um melhor atendimento. 

O “2016 Connected Shoppers Report” corresponde a uma pesquisa realizada pela Harris Poll que envolveu 4 mil consumidores dos EUA, Canadá e Reino Unido. Já o “Q3 2016 Shopping Index” é baseado nas atividades de compras de mais de 500 milhões de consumidores de todo o mundo, com dados provenientes de sites de e-commerce que utilizam a Salesforce Commerce Cloud.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago