93% dos consumidores preferem autenticação biométrica nos pagamentos

A pesquisa indica, ainda, que, apesar de 92% dos profissionais da banca desejar adoptar a tecnologia biométrica, a execução é inconsistente e apenas 36% dos decisores relevantes sentem que têm uma experiência adequada para implementar este tipo de autenticação.

“Uma biometria em dispositivos móveis eficaz, inserida numa experiência mais vasta de serviços financeiros centrados nos consumidores, permite que as pessoas acedam, de forma imediata, às suas informações financeiras e efectuem pagamentos. A tendência é a de um futuro livre de passwords, onde a identidade digital será sobre sobretudo quem somos e não o que nos lembramos”, referiu Ajay Bhalla, presidente de Global Enterprise Risk & Security da Mastercard

Os resultados do relatório revelam que o desempenho, a usabilidade, a interoperabilidade, a segurança e a privacidade do utilizador são os temas chave que os bancos têm de dominar para que seja possível introduzir pagamentos com autenticação biométrica em larga escala.

“Este enquadramento é fundamental para acelerar a implantação do uso dos dados biométricos em dispositivos móveis, tanto para os consumidores como para a indústria, sendo que a colaboração tem um papel basilar para o sucesso da adesão. Só teremos sucesso se a indústria, as universidades, os governos e os fornecedores de tecnologia perceberem e contribuírem para a evolução do Enquadramento de Cinco Factores para a biometria em dispositivos móveis”, acrescentou o executivo.

A Mastercard já possui uma solução que pretende ajudar as entidades bancárias a fazer esta transformação. O Mastercard Identity Check Mobile, que está disponível em vários países por todo o mundo, incluindo Portugal, permite identificar os titulares de cartões através da impressão digital usando o leitor dos smartphones ou através de tecnologia de reconhecimento facial, por via de uma selfie.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago