93% dos consumidores preferem autenticação biométrica nos pagamentos

A pesquisa indica, ainda, que, apesar de 92% dos profissionais da banca desejar adoptar a tecnologia biométrica, a execução é inconsistente e apenas 36% dos decisores relevantes sentem que têm uma experiência adequada para implementar este tipo de autenticação.

“Uma biometria em dispositivos móveis eficaz, inserida numa experiência mais vasta de serviços financeiros centrados nos consumidores, permite que as pessoas acedam, de forma imediata, às suas informações financeiras e efectuem pagamentos. A tendência é a de um futuro livre de passwords, onde a identidade digital será sobre sobretudo quem somos e não o que nos lembramos”, referiu Ajay Bhalla, presidente de Global Enterprise Risk & Security da Mastercard

Os resultados do relatório revelam que o desempenho, a usabilidade, a interoperabilidade, a segurança e a privacidade do utilizador são os temas chave que os bancos têm de dominar para que seja possível introduzir pagamentos com autenticação biométrica em larga escala.

“Este enquadramento é fundamental para acelerar a implantação do uso dos dados biométricos em dispositivos móveis, tanto para os consumidores como para a indústria, sendo que a colaboração tem um papel basilar para o sucesso da adesão. Só teremos sucesso se a indústria, as universidades, os governos e os fornecedores de tecnologia perceberem e contribuírem para a evolução do Enquadramento de Cinco Factores para a biometria em dispositivos móveis”, acrescentou o executivo.

A Mastercard já possui uma solução que pretende ajudar as entidades bancárias a fazer esta transformação. O Mastercard Identity Check Mobile, que está disponível em vários países por todo o mundo, incluindo Portugal, permite identificar os titulares de cartões através da impressão digital usando o leitor dos smartphones ou através de tecnologia de reconhecimento facial, por via de uma selfie.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago