Fujitsu implementa RFID no Centro Hospitalar e Universitário de São João

O projeto tecnológico assegura o controlo, rastreabilidade e gestão automatizada dos stocks de toda a roupa geral e fardamento em circulação no CHUSJ.

A Fujitsu, em parceria com a Daylife, avançou com a implementação de um sistema de gestão de roupa hospitalar baseado em tecnologia RFID-UHF, no Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ).

Este projeto tecnológico assegura o controlo, rastreabilidade e gestão automatizada dos stocks de toda a roupa geral e fardamento em circulação no CHUSJ, englobando os polos de S. João e Valongo.

Para já, “foram colocados muitos milhares de tags RFID-UHF da Fujitsu em peças de roupa e fardamento”, explica a Fujitsu em comunicado.

A aplicação do tag RFID-UHF na peça têxtil permite identificar “de forma inequívoca cada peça ao longo de todo o circuito hospitalar, desde a entrada no hospital por via do circuito de limpos, até ao seu envio após a sua utilização, para a lavandaria”, rastreio que acontecerá ao longo de toda a vida útil da peça.

O projeto conta com uma solução tecnológica composta por mais de 60 equipamentos, entre os quais Armários de Dispensação Automática de Fardamento, “estrategicamente distribuídos pelo hospital”, e que asseguram a disponibilidade de fardamento a todos os profissionais “de forma fácil e segura, em qualquer momento”.

Adicionalmente, todo o circuito da roupa foi dotado de processos otimizados de gestão e controlo, sendo possível reconhecer o perfil de consumo de cada unidade e assim antever necessidades de reposição, “mantendo uma prestação de serviço de elevada qualidade”.