Categories: EmpresasNegócios

Ações da Lenovo descem depois de corte no rating

A Lenovo, que anunciou investimentos na ordem dos cinco mil milhões de dólares no último mês, teve a maior queda em cinco anos, em Hong Kong, depois de, pelo menos, cinco agências de rating terem cortado as suas ações.

A empresa chinesa caiu 16 por cento, para 8,41 dólares de Hong Kong (cerca de 0,80 euros), cortando 2,2 mil milhões de dólares do seu valor de mercado, a maior queda desde janeiro de 2009. A maior fabricante de computadores pessoais do mundo, segundo a Bloomberg, viu o seu rating cortado pela UBS AG, Morgan Stanley, Jefferies Group, JI-Asia Research e Kim Eng Securities.

o CEO Yang Yuanqing anunciou os dois maiores negócios da história da empresa numa semana, enquanto procura fazer crescer a queda global do envio de PC. A compra dos servidores low-end x86 da IBM traz novos clientes corporate à empresa, enquanto o negócio seguinte, a compra da Motorola à Google, foi criticado por adicionar um negócio não lucrativo com vendas baixas.

“Esperamos um impacto negativo no lucro de rede da Lenovo, pelo menos a curto prazo, com a aquisição da Motorola Mobility”, afirma Grace Chen, analista da Morgan Stanley, no seu relatório do dia 31 de janeiro. “Vai levar algum tempo até que a Lenovo comece a lucrar com o negócio”.

Arthur Hsieh, analista na UBS, escreveu no seu relatório de três de Fevereiro, que a compra da Motorola Mobility era “um mal necessário” para ajudar a Lenovo a aumentar a sua presença nos Estados Unidos e aumentar o seu portfólio de patentes.

Ainda assim, espera-se que a Motorola Mobility perca dinheiro nos próximos três anos fiscais e isso vai pesar nos lucros da Lenovo, explica Hsieh para o corte nas ações para “neutro”, descendo a perspetiva do preço dessas mesmas ações para 10,30 dólares de Hong Kong.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago