Categories: Negócios

Ações do Twitter disparam depois de crescimento da user base

O Twitter conseguiu deixar todos os investidores e analistas atónitos depois das suas ações terem subido 35 por cento, fruto de um crescimento de quase um quarto da sua base de utilizadores, o que, por agora, foi suficiente para mitigar alguma da atrofia que tem assolado o crescimento da empresa e que tem dado azo a receios relativamente a uma eventual decrepitude da norte-americana.

Traduzindo-se no seu maior ganho em apenas um dia, que lhe conferiu uns adicionais sete mil milhões de dólares ao seu valor de mercado, o Twitter deixou todos de queixo caído ontem em Wall Street depois de ter ultrapassado todas as expectativas com o expressivo aumento da sua user base e, consequentemente, do preço das suas ações.

Parece que o serviço norte-americano de microblogging, que nos últimos tempos tem vindo a combater um estóico declínio do seu outrora enérgico ritmo de crescimento, beneficiou dos serviços desenvolvidos nos âmbito da Taça Mundial, cuja final, em julho, levou a uma colossal vaga de tweets que inundou a plataforma. Contudo, o diretor executivo Dick Costolo afirmou que apesar do evento desportivo ter aumentado o tempo despendido no website por parte de utilizadores já existentes, não foi causa do incremento da base de users.

Desde o início do ano que o Twitter já perdera quase 40 por cento do seu valor de mercado, e depois de em fevereiro ter comunicado a mais baixa taxa de crescimento de sempre, as expectativas face à empresa têm vindo a ser cada vez mais reduzidas.

No entanto, o Twitter tem agora de arranjar forma de conseguir conservar um crescimento razoavelmente satisfatório durante alguns trimestres para que os investidores possam voltar a olhar para a empresa como uma fonte de rendimentos na qual vale a pena apostar.

“Temos de ver o que acontece no próximo trimestre para saber se [o Twitter] consegue manter o crescimento de utilizadores”, disse Arvind Bathia, analista na Sterne Agee.

Não obstante a sua base de utilizadores ter chegado aos 271 milhões, o Twitter continua a anos-luz dos 1,3 mil milhões do seu rival Facebook.

Para o decorrente período, a empresa espera receitas entre os 330 milhões e os 340 milhões de dólares, superando os cerca de 323,7 milhões previstos pelos analistas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago