Águas do Noroeste implementa sistemas de backup da EMC

A EMC Portugal foi o parceiro escolhido pela Águas do Noroeste para realizar a implementação de uma solução de proteção de dados assente em tecnologia de backup e deduplicação EMC DataDomain e EMC Avamar. Refira-se que já em 2012 as Águas do Noroeste recorreram à tecnologia deste fabricante para realizar a consolidação do sistema global de informação.

Clean water is a goal for many Americans.

A Águas do Noroeste necessitava de uma garantia de salvaguarda da informação, exigindo igualmente garantias de rápida disponibilização da informação em backup e de capacidades de expansão da solução de backup sem grandes investimentos. A qualificação, desenho e arquitetura da solução proposta foram trabalhadas em conjunto pela Águas do Noroeste e pela EMC/Iten durante o último trimestre de 2013, tendo o negócio sido concretizado no final do ano.

Desenvolvido para solucionar os desafios associados ao backup tradicional, o sistema e software EMC Avamar para backup com deduplicação na fonte fornece backups completos diários para ambientes virtualizados, sistemas NAS, desktops/laptops, escritórios remotos e aplicações essenciais ao negócio. A deduplicação de tamanho variável do Avamar visa reduzir o tráfego da rede, enviando somente blocos exclusivos, compactados e criptografados em LANs ou WANs, o que significa economias de largura de banda para backup, backups rápidos e que podem ser recuperados com um simples passo.

Desta forma, os sistemas Data Domain de armazenamento com deduplicação permitem que a Águas do Noroeste conclua mais backups em menos tempo, enquanto colocam menos pressão em janelas de backup limitadas, com uma taxa de transferência de até 31TB por hora.