Airbnb expande negócio para tours e experiências

Durante o Airbnb Open 2016, que decorre até sábado em Los Angeles, a aplicação de partilha de alojamento anunciou a expansão para novas áreas. Existirão tours e experiências, novidades que em breve serão acompanhadas por mais lançamentos.

O Airbnb Trips é, diz a empresa, o desenvolvimento de negócio mais significativo desde a sua fundação há oito anos. A aplicação irá além do alojamento para oferecer uma experiência mais completa ao turista. Trips é uma plataforma desenhada para tornar o ato de viajar “fácil e mágico.”  Também será uma fonte de receita adicional para a empresa.

Na fase inicial, Trips chega com três áreas principais: Experiências, Lugares e Alojamentos – essa a área clássica do serviço. No futuro serão adicionados Voos e Serviços – o que tornará o Airbnb um concorrente de outras plataformas de integração que tentam atender a todas as necessidades do turista moderno.

A ideia, para já, é que o Trips permita uma imersão total do turista em comunidades por todo o mundo. Promete o “acesso sem precedentes” a paixões locais e interesses, a descoberta de tesouros secretos que só os moradores locais conhecem e que passam através de recomendações pessoais. A conexão com guias e serviços locais irá gerar receitas extras, e tudo isto em cima de três milhões de residências no catálogo da aplicação, que permite a qualquer pessoa disponibilizar a sua casa ou quarto a viajantes de todo o mundo.

“Até agora, o Airbnb se focou em casas”, afirmou o CEO da empresa, Brian Chesky, no Airbnb Open. “Hoje, o Airbnb está a lançar o Trips, juntando o local onde se pode alojar, o que pode fazer, e as pessoas que vai conhecer todas num único lugar. Nós queremos tornar as viagens mágicas de novo e colocar as pessoas de novo no centro de cada viagem.”

A secção de Experiências inclui atividades desenhadas por especialistas locais. O Trips chega com 500 Experiências em 12 cidades, incluindo Los AngelesSão FranciscoMiamiDetroitHavanaLondresParis, Florença, NairobiCidade do Cabo, Tóquio e Seoul.

Na secção de Lugares, serão feitas recomendações de centenas de milhares de anfitriões Airbnb, vizinhos e pessoas com influência local. É uma alternativa “a listas para turistas que afinalam visitantes todos para os mesmos locais.”

Adicionalmente, a empresa está introduzindo um novo processo de autenticação de identidade. Será pedido a anfitriões e viajantes o scan de uma carteira de identidade oficial (emitida pelo governo) e o envio de uma selfie para comprovar que são a mesma pessoa.