Categories: Negócios

Alexa: a nova rival da Siri e da Cortana

Poderá dizer-se que a Alexa é a prima afastada da Siri, da Cortana e do Google Now, que foi dada a conhecer ao mundo no final de 2014, associada ao Echo, ao qual, até agora, estava circunscrita.

Mas com a abertura da sua interface de programação de aplicações (API) a developers externos, a Alexa vai procurar assumir-se como um player de peso na esfera dos assistentes digitais. Diz o jornal britânico The Guardian que a Amazon quer expandir as capacidades da Alexa, integrando-a nos seus dispositivos Kindle, em tablets e ainda difundi-la por muitos outros aparelhos.

Disponibilizando também um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um fundo de investimento da ordem dos cem milhões de dólares direcionado para empresas que estejam a desenvolver tecnologias de controlo por voz, a empresa do e-commerce quer tornar a Alexa uma funcionalidade ubíqua integrada numa multiplicidade de aplicações e dispositivos.

O periódico afirma que a Amazon já investiu em sete empresas que estão a desenvolver aplicações assentes na Alexa. O montante não foi revelado.

O vice-presidente dos projetos Echo e Alexa, Greg Hart, disse que o kit de ferramentas de desenvolvimento está a ser disponibilizado, não só a corporações, mas também a programadores amadores.

A AOL Intuit, a StubHub e a Glympse são algumas das empresas que já demonstraram o seu interesse em recorrer à Alexa para potenciar as suas aplicações.

Quantas mais forem as entidades externas à Amazon a abraçar as potencialidades da Alexa, mais benefícios recolherá a empresa norte-americana e mais capacidades conseguirá embutir nos seus próprios produtos. Com a evolução da funcionalidade e, consequentemente, das unidades Echo, através de mais e inovadoras aplicações, a Amazon tentará dar os primeiros passos na dimensão das casas conectadas, um dos ramos da tão falada Internet das Coisas.

O The Guardian aponta que o futuro da Alexa na IoT passa pela sua aplicação, por exemplo, em sistemas inteligentes de iluminação doméstica, controláveis através de comandos vocais.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago