AMA adota Inteligência Artificial para impulsionar a produtividade

O Copilot combina o poder dos Grandes Modelos de Linguagem com os dados do Microsoft Graph e as apps do Microsoft 365.

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) anunciou a adopção do Copilot para Microsoft 365 nas ferramentas disponibilizadas aos colaboradores, tornando-se “uma das primeiras entidades da Administração Pública” a incorporar esta tecnologia avançada nas suas práticas de trabalho.

O Copilot combina o poder dos Grandes Modelos de Linguagem com os dados do Microsoft Graph – calendário, emails, chats, documentos, reuniões e mais – e as apps do Microsoft 365 para tornar as palavras “numa poderosa ferramenta de produtividade”.

Tem o potencial de “melhorar significativamente a produtividade dos colaboradores” ao automatizar tarefas entediantes e disponibilizar ferramentas poderosas para análise de dados e facilitar a tomada de decisões.

Focada em promover a modernização e a digitalização em Portugal, a AMA integra, assim, internamente a IA com o propósito de otimizar o tempo gasto em tarefas rotineiras, deixando mais espaço para atividades de qualidade dentro das suas equipas.

Para o presidente da AMA, João Dias, “a adoção pioneira do Copilot representa o nosso compromisso contínuo com a inovação. Estamos focados em consolidar a nossa posição na vanguarda da transformação digital, utilizando tecnologias avançadas que impulsionam a produtividade e a excelência de processos”.

Neste contexto, João Dias sublinha “a importância da eficiência, pois o tempo poupado com processos rotineiros é, sem dúvida, tempo ganho para inovar. Esta ferramenta aprimora a eficiência dos nossos colaboradores e reforça o nosso papel como líderes na adoção de soluções tecnológicas de ponta.”

Para Andrés Ortolá, diretor-geral da Microsoft Portugal, “o Copilot para Microsoft 365 tem o poder de revolucionar a forma como trabalhamos, capacitando as pessoas para se focarem no que realmente importa e ajudar no progresso das suas organizações. Estamos muito entusiasmados por disponibilizar esta tecnologia à AMA, uma organização que tem liderado a adoção, em Portugal, de IA generativa.

A AMA “consolida o seu papel como impulsionadora da modernização e digitalização em Portugal”, reafirmando o seu compromisso em explorar novas fronteiras tecnológicas para o benefício da Administração Pública e da sociedade em geral.