Como é que isso é possível? No supermercado Amazon Go, o consumidor usa a aplicação da empresa no smartphone para se autenticar na entrada. Isto é feito aproximando o smartphone de um leitor, semelhante aos que existem, por exemplo, em várias redes de metro.
A autenticação permite a entrada na loja e a partir desse momento o consumidor pode simplesmente escolher todos os produtos que deseja e sair da loja sem ficar à espera nas filas. Imagine-se o conceito: é como misturar a conveniência de comprar online com o imediato de comprar offline. Utiliza a sua conta na Amazon e escolhe os seus itens de forma direta. É uma ideia genial.
É também uma tecnologia que, aplicada em larga escala, pode acabar com milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Se o supermercado não precisa mais ter caixa nem operadores, grande parte dos funcionários que hoje trabalham nessas lojas serão redundantes. Tal como acontece nos armazéns e na estrutura logística da Amazon, os funcionários terão uma missão por detrás da cortina, mas não precisarão mais atender diretamente o cliente. Só nos Estados Unidos, existem 3,5 milhões de pessoas a trabalharem como caixas.
A Amazon publicou um vídeo explicando o conceito e em menos de 24 horas já acumulou mais de 1,14 milhões de visualizações. O vídeo está disponível no YouTube.
O Wall Street Journal noticiou também que a Amazon poderá abrir mais de 2 mil lojas em vários formatos, se esse investimento inicial for bem sucedido.
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