Apple quer construir dois data centers no norte da Europa

A Apple está para construir dois centros de dados, um na Irlanda e outro na Dinamarca. Este projeto deverá rondar os 1,7 mil milhões de euros e ser o maior investimento que a fabricante do iPhone já fez a nível europeu.

data centers

Os dois novos centros de dados, deverão ser “ecologicamente amigáveis” e responsáveis pelas operações do iTunes e do serviço de mapeamento da Apple. Segundo a empresa, disse a Reuters, as novas instalações deverão começar a funcionar em 2017.

Consta que uma das razões que levou a Apple a escolher estes dois países na região norte do Velho Continente, à semelhança de rivais como a Google e o Facebook, é o clima frio, que permite cortar nas despesas de arrefecimento dos centros de dados.

A criadora do iPhone revelou que os centros de dados, a ser erguidos em Count Galway, na Irlanda e na dinamarquesa Jutland, terão, cada um, cerca de 166 mil metros quadrados.

A Google, que tem já um centro de dados na Finlândia, disse em setembro que fazia tenções de construir um outro na Holanda. Por seu lado, o Facebook tem um data center na Suécia.