Categories: Mobilidade

Aumentam utilizadores de banda larga móvel em Portugal

O número de utilizadores de banda larga móvel em Portugal aumentou 9,1 por cento. Só no final de setembro já existiam no nosso país 4,4 milhões de utilizadores efetivos deste serviço.

O relatório da Anacom para as comunicações móveis revela que no espaço de apenas um ano o número de utilizadores efetivos de serviços de banda larga móvel em Portugal registou um grande crescimento. Estes resultados são relativos ao terceiro trimestre de 2013 e em comparação com o período que compreendeu os meses de abril a junho, registou-se um crescimento superior a cinco por cento.

No final do passado mês de setembro havia já 125 telemóveis ou smartphones por cada cem habitantes no nosso País. Este número, se formos a contar com os modems 3G/4G e as estações móveis de serviços de machine to machine, ascende a 159 equipamentos com suporte a redes móveis por cada cem pessoas.

Só nesse mês registou-se em Portugal o uso de 11,8 milhões de equipamentos com suporte para serviços de telefonia móvel. A TMN detém a maioria dos utilizadores, cerca de 45,6 por cento, seguida pela Vodafone, com 39,5 por cento, e em terceiro lugar vem a Optimus, com 11,9 por cento dos utilizadores. Por último, aparece ainda a LycaMobile, com 1,5 por cento de quota.

No terceiro trimestre deste ano demonstraram-se sinais positivos no segmento das comunicações móveis, ao assistir a um aumento de 6,2 por cento no número de minutos de conversação. Por cada número de telemóvel registou-se cerca de 159 minutos de chamadas por mês. De acordo com os dados da Anacom, entre os meses julho e setembro de 2013, cada chamada durou em média 147 segundos.

Relativamente a SMS, verificou-se que no mesmo período foram enviados 6,8 mil milhões de mensagens escritas, o que revela uma quebra de quase quatro por cento em comparação ao ano anterior. Isto deve-se em grande parte ao crescimento da utilização de aplicações de messaging através da Internet. Cada utilizador enviou em média onze mensagens escritas por dia.

A reguladora destaca ainda no relatório o aumento de 9,6 por cento no número de MMS enviadas e o aumento de 3,3 por cento nas videochamadas.

Cátia Colaço

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago