Bancos norte-americanos focados na cibersegurança

Congresso norte-americano questionou os reguladores bancários sobre os recentes ataques à rede SWIFT. Bancos dizem que estão focados nos riscos e nos controlos da cibersegurança para as instituições financeiras.

Os riscos e os controlos da ciber segurança são os focos dos bancos e reguladores bancários dos Estados Unidos. Este foco chega depois dos ataques no início do ano envolvendo a rede financeira global, conhecida como SWIFT.

Os reguladores bancários norte-americanos afirmam que o escritório do departamento do tesouro está a criar as guias para as mensagens inter-bancárias de todo o sistema de pagamentos. Numa carta, os reguladores afirmam que “como parte das atuais atividades de supervisão, as equipas de análise no local lançam regularmente problemas urgentes, como os recentes ataques cibernéticos envolvendo o SWIFT”.

A orientação que está a ser preparada vai dar aos oficiais dos bancos dos Estados Unidos “práticas de gestão de risco que devem ser utilizadas como supervisão”.

Esta carta foi enviada a Carolyn Maloney, representante do congresso norte-americano. Em comunicado, Maloney agradeceu a resposta e afirma que foi encorajada pelos passos dados em resposta aos ataques. “Os hacks recentes mostram que a cibersegurança é tão forte quanto o nosso elo mais fraco”, disse a representante. “Continuo preocupada com o potencial para futuros ataques e vamos pedir por atualizações regulares” por parte dos bancos.