Segundo Peter Schultz, um dos três cientistas que inventaram a fibra ótica em 1972, a capacidade deste produto estará esgotada dentro de apenas dez anos.
Quando os três cientistas inventaram a fibra ótica, não era de prever a grande expansão tecnológica que surgiu na área das comunicações e atualmente já estamos muito perto de usar toda a capacidade de banda da fibra ótica. “Em dez anos, essa capacidade estará esgotada”, afirma o cientista.
A comunidade científica já começou a procurar soluções para resolver este problema mas ainda nenhuma delas chegou à fase industrial. Peter Schultz diz que o que procura neste momento é “fazer uma fibra que possua vários núcleos dentro dela, e não apenas um, para que um cabo possa levar mais e mais informações”.
Outra das ideias do cientista é retirar o núcleo, fazendo com que ele seja apenas um buraco com ar, e a casca seja parecida com um “favo de mel”.
Donald Deck e Robert Maurer foram os outros dois cientistas norte-americanos que, em conjunto com Schultz, começaram a trabalhar em 1967 na invenção de uma tecnologia que permitisse a transmissão de dados via laser. Essa tecnologia tornou-se real em 1972, com o nascimento da fibra ótica.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…