Categories: AppsMobilidade

China aperta cerco a aplicações de serviços de táxi

O governo chinês vai apertar ainda mais as regras relativas às aplicações que disponibilizam serviços de táxi, como o Uber. O objetivo é banir condutores e veículos sem licença.

O anúncio foi feito pelo Ministro dos Transportes chinês, que disse ontem que “todas as empresas de aplicações de transporte devem reger-se pelas leis do mercado dos transportes e levar as suas responsabilidades a sério. Os carros privados devem ser banidos da nossa plataforma de operações.”

A verdade é que o nome do Uber não foi mencionado, mas torna-se bastante claro que a empresa norte-americana será afetada, tal como os serviços chineses que prestam serviços semelhantes Kuaidi Dache e Didi Dache.

O Ministro explicou que o objetivo do governo é “banir os carros privados dessas aplicações, para que os passageiros fiquem mais descansados.”

Ainda que as afirmações possam parecer um obstáculo no percurso das aplicações de serviços de transporte, o governo chinês elogiou o “inovador modelo de serviço” que oferecem. “As empresas têm um efeito positivo nos serviços high-end no mercado dos transportes”, concluiu.

As restrições irão estender-se a todo o país, seguindo uma política que tem tido, até agora, aplicação regional. Em várias cidades da China, os protestos contra os carros sem licença, que fornecem serviços a estas aplicações, já se tinham feito sentir. Realidade esta que tem expressão similar na Europa e na América do Norte. Também em Portugal os taxistas já se manifestaram contra o Uber, que entrou recentemente no mercado de transportes de Lisboa e Porto.

A Uber já reagiu a estas restrições na China, em comunicação feita à Associated Press, dizendo que o “negócio está a correr como de costume” e que “respeita o papel do governo, que deve garantir que os cidadãos têm acesso a opções de transporte seguras, acessíveis e eficientes.”

Já um representante da Alibaba, que tem investimentos na Kuadi Dache, disse ao Financial Times que este tipo de serviço não é uma competição para os táxis, mas sim uma forma de “os completar”, já que oferece serviços “orientados para um mercado high-end”.

As três maiores aplicações de transporte na China são apoiadas por empresas que se têm vindo a tornar gigantes da internet: o Uber pelo motor de busca Baidu; a Kuaidi Dache pelo grupo Alibaba e a Didi Dache pelo grupo Tencent.

Cátia Rocha

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago