Categories: Negócios

China deverá ser o país com mais robots em 2017

A Federação Internacional de Robótica afirma que a China será o país do mundo com mais robots, em 2017. Por agora, os números estão longe desta realidade mas a tendência é para a automação.

Por cada dez mil trabalhadores nas indústrias de manufatura, a China tem apenas 30 robots, proporção longe de tornar possível a previsão da Federação Internacional de Robótica que antecipa este país como aquele que deverá ter mais robots, dentro de dois anos, numa escala global.

No entanto, a previsão tem por base a aceleração da automação na indústria automóvel e no setor da eletrónica, que levam a Federação a crer numa rápida ascensão dos robots nos processos de produção da China. O país já detém a maior quota de mercado no que diz respeito às transações destes equipamentos mas ainda não conseguiu atingir a integração plena nas suas indústrias.

Para alcançar este objetivo, a Federação aponta a contribuição dos fabricantes de automóveis que planeiam construir as suas fábricas na China e garante que a inflação nos salários dos trabalhadores também irá influenciar o número de robots utilizados, prevendo cerca de 428 mil deste tipo de equipamentos para 2017. Gudrun Litzenberger, secretária-geral da divisão de Frankfurt da Federação Internacional de Robótica explica que “as empresas são forçadas cada vez mais a investir em robots para serem mais produtivas e aumentar a qualidade”.

Para além da própria indústria automóvel, também os fabricantes especializados em robótica estão de viagem para a China, estando já alguns dos principais nomes no país. ABB, Kuka, Yaskawa e Fanuc já estão a produzir em território chinês e a previsão é de que os restantes setores acompanhem a tendência, com especial enfoque nos aparelhos eletrónicos.

Filipa Almeida

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago