Categories: OperadoresRedes

China otimiza redes móveis para fazer crescer a economia

O governo chinês vai investir mais de 182 mil milhões de dólares para aumentar a capacidade das suas redes e a velocidade da Internet até ao fim de 2017. O país está a procurar fortalecer a sua capacidade de fornecimento de serviços para estimular o crescimento económico.

Depois de no último trimestre de 2014 ter ficado no 82º lugar ranking dos países com maior velocidade de Internet, ficando atrás da Malásia, da Tailândia e de Taiwan, a China vai agora procurar acelerar o desenvolvimento de redes de fibra ótica de banda larga e redes móveis de quarta geração.

Já este ano, Pequim vai desembolsar cerca de 69,3 mil milhões de dólares, sendo que ao longo de 2016 e 2017serão gastos pelo menos 112,8 mil milhões no desenvolvimento das novas infraestruturas.

A economia chinesa já não é tão próspera como era há alguns anos, pelo que o governo do Estado vermelho tem tentado explorar novas fontes de crescimento. Neste sentido, o país está a procurar mitigar a indústria dos produtos tecnológicos de gama baixa e aproximar-se dos mercados com redes mais velozes.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, afirmou que a Internet e a tecnologia são importantes motores do crescimento da economia nacional, cujo foco Pequim quer que incida fortemente sobre os serviços.

Para incitar à subscrição de serviços 4G, as três operadoras de telecomunicações móveis chinesas, a China Mobile, a China Unicom e a China Telecom – todas sob a alçada do governo –, afirmaram que iriam aplicar descontos significativos ao nível dos dados móveis e que, ainda este ano, aumentariam a velocidade de tráfego nas redes móveis.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago