Cidades inteligentes são objetivo de novo grupo Europeu

O ISC CIM é o novo grupo de Especificação Industrial de Gestão de Informação de contexto Europeu. Junta empresas que facilitarão a entrada da IoT nas cidades.

A NEC Laboratories Europe, em conjunto com a organização Open & Agile Smart Cities (OASC) juntam-se a Easy Global Market, a Imec, a Orange e a Telefonica no novo grupo do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações.

O grupo vai especificar os padrões de gestão de informações de contexto, sob plataformas de IoT, que vai permitir “a implementação de aplicações inteligentes com capacidade de responder de acordo com as variações de contexto”, explica o comunicado.

O objetivo final é promover a qualidade de vida dos habitantes das cidades, tornando-as digitais e inteligentes, com a IoT a permitir a interoperabilidade. Hoje em dia, cada divisória municipal tem o seu sistema de gestão, o trânsito, as telecomunicações, as bases de dados urbanas têm as suas especificações e trava a comunicação, a troca de informação entre sistemas.

O ISG CIM pretende adotar “esta camada de gestão de informações de contexto acede e atualiza informações provenientes de diferentes fontes (redes IoT e sistemas de informação), que compreendem a semântica da informação, incluindo a fonte dos dados, o seu tempo de validade, a sua propriedade e muitos mais. Isto aumentará drasticamente a interoperabilidade das aplicações, ajudando as cidades inteligentes a integrar os serviços existentes e permitindo a implementação de novos serviços de terceiros.” Explica o comunicado.

Pretendem colaborar com outros grupos do ETSI no sentido da estandardização e na criação de normas, “reutilizar o trabalho existente” e alinhar as políticas para a “normalização da UE para o mercado único digital.”

O principal foco dos membros do novo grupo são as cidades inteligentes mas pretendem replicar a abordagem também na agricultura e indústria.