CIONET e a Porto Business School promovem encontro entre equipas de marketing e de TI

As duas empresas realizam o evento CMO Meets CIO, no qual pretendem colocar frente-a-frente responsáveis da área do marketing e de TI. Neste encontro, que decorrerá na Porto Business School, no próximo dia 29, vão participar o CMO da Unicer, Nuno Bernardo, e o IT Head da SportsZone/Zippy, Pedro Pereira.

Com o desenvolvimento do negócio digital, as áreas de Marketing e TI devem procurar cooperar de forma mais eficiente.  Cabe ao CMO e ao CIO, promoverem esta maior comparação junto das suas equipas  nas empresas, promovendo  uma maior eficácia por exemplo na análise de Big Data, extração de insights, redução de custos operacionais e maior retorno dos investimentos em plataformas e ferramentas de relação com o cliente baseadas em tecnologias.
 
Para que esta cooperação seja de sucesso, existem tópicos que devem ser tidos em conta na gestão quotidiana do negócio, tais como: transparência e clareza na hierarquia e timings de decisão, construção de equipas onde existam colaboradores com sensibilidade e experiência em Marketing no departamento de TI e membros que compreendam e conheçam a linguagem de IT no departamento de Marketing, consciência que é necessário testar o modelo de colaboração entre CIO e CMO em pequenos projetos de forma a aperfeiçoar a eficiência do modelo.
 
Sendo esta uma realidade desafiante para o mundo empresarial, a Cionet convidou para um momento de debate o CMO Nuno Bernardo, anterior vice-presidente de Marketing da Procter & Gamble na China e atual administrador com o pelouro do Marketing e Comunicação da Unicer, e o CIO Pedro Pereira, responsável pelo International Business Development na Sonae Sierra nomedamente das marcas SportZone e Zippy.