Co-fundador do YouTube lança plataforma de streaming de vídeo

Steve Chen, co-fundador do YouTube, está a lançar uma nova plataforma de streaming de vídeo denominada “Nom”. É uma parceria com Vijay Karunamurthy, ex-diretor de engenharia da plataforma detida pela Google, e atraiu investimento do artista sul-coreano PSY e outras personalidades.

A startup levantou 4,3 milhões de euros em investimento série A, com suporte da Blue Run Ventures, WI Harper Group, Khosla Ventures, SV Angel. Além disso, recebeu investimentos pessoais de várias celebridades – desde PSY ao ator Jared Leto, o chef Corey Lee (3 estrelas Michelin) e o especialista em restaurantes Ming Tsai.

O Nom é um site dedicado à comida, e a ideia é que qualquer utilizador possa realizar, produzir e apresentar o seu próprio programa, tipo Top Chef, mas ao vivo. “O Nom é um lugar para os amantes da comida”, refere Steve Chen, que será o diretor de tecnologia da startup. “Se você alguma vez tirou uma fotografia ao seu jantar, o Nom é para si. Se tem um blogue popular de comida e quer chegar a uma audiência maior, também”, explica o co-fundador do YouTube. O site vai ainda promover-se junto de chefs que já trabalham em restaurantes.

A diferença em relação ao que os canais dedicados à comida já fazem no YouTube é que é tudo ao vivo e com interatividade. Vijay Karunamurthy, CEO da Nom, quer aprofundar a relação entre audiência e e criadores. A plataforma vai ser parceira de eventos culinários e tem um marcado já para a próxima semana, com a transmissão ao vivo dos nomeados dos prémios James Beard 2016.

“A colaboração é a chave. Trabalhámos com um grupo incrível de chefs, fazedores e criadores para construir o site e a aplicação que eles queriam para chegar a uma audiência ao vivo”, explica Karunamurthy. Alguns exemplos de utilização pré-lançamento são provas de café, confecção de pratos ao vivo e cobertura em direto de experiências tipo pop-up. 

Entre os chefs e personalidades que irão ter um canal no Nom estão Corey Lee em São Francisco, Tim Hollingsworth do Otium em Los Angeles e Hubert Keller em Las Vegas, entre outros. 

A plataforma tem uma versão móvel primeiro para iOS, mas está disponível em versão web desde ontem. O conceito é a transmissão ao vivo, durante a qual podem ser mostrados vídeos pré-gravados, fotos ou GIFs. Está incluido um chat para conversar com os espectadores e uma ferramenta multi-câmara.

A equipa, uma dúzia de pessoas, está sediada entre São Francisco e Palo Alto.