Co-fundador do YouTube lança plataforma de streaming de vídeo

A startup levantou 4,3 milhões de euros em investimento série A, com suporte da Blue Run Ventures, WI Harper Group, Khosla Ventures, SV Angel. Além disso, recebeu investimentos pessoais de várias celebridades – desde PSY ao ator Jared Leto, o chef Corey Lee (3 estrelas Michelin) e o especialista em restaurantes Ming Tsai.

O Nom é um site dedicado à comida, e a ideia é que qualquer utilizador possa realizar, produzir e apresentar o seu próprio programa, tipo Top Chef, mas ao vivo. “O Nom é um lugar para os amantes da comida”, refere Steve Chen, que será o diretor de tecnologia da startup. “Se você alguma vez tirou uma fotografia ao seu jantar, o Nom é para si. Se tem um blogue popular de comida e quer chegar a uma audiência maior, também”, explica o co-fundador do YouTube. O site vai ainda promover-se junto de chefs que já trabalham em restaurantes.

A diferença em relação ao que os canais dedicados à comida já fazem no YouTube é que é tudo ao vivo e com interatividade. Vijay Karunamurthy, CEO da Nom, quer aprofundar a relação entre audiência e e criadores. A plataforma vai ser parceira de eventos culinários e tem um marcado já para a próxima semana, com a transmissão ao vivo dos nomeados dos prémios James Beard 2016.

“A colaboração é a chave. Trabalhámos com um grupo incrível de chefs, fazedores e criadores para construir o site e a aplicação que eles queriam para chegar a uma audiência ao vivo”, explica Karunamurthy. Alguns exemplos de utilização pré-lançamento são provas de café, confecção de pratos ao vivo e cobertura em direto de experiências tipo pop-up. 

Entre os chefs e personalidades que irão ter um canal no Nom estão Corey Lee em São Francisco, Tim Hollingsworth do Otium em Los Angeles e Hubert Keller em Las Vegas, entre outros. 

A plataforma tem uma versão móvel primeiro para iOS, mas está disponível em versão web desde ontem. O conceito é a transmissão ao vivo, durante a qual podem ser mostrados vídeos pré-gravados, fotos ou GIFs. Está incluido um chat para conversar com os espectadores e uma ferramenta multi-câmara.

A equipa, uma dúzia de pessoas, está sediada entre São Francisco e Palo Alto.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

7 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago