A Universidade de Coimbra vai ter uma nova infra-estrutura tecnológica, fornecida pela Fujitsu. O objetivo é ter o maior projeto de High Performance Computing (HPC), para desenvolver o tecido empresarial regional e nacional.
O novo supercomputador vai ser também a base da infraestrutura de HPC de âmbito nacional, aprovada recentemente pela Fundação de Ciência e Tecnologia. Esta infraestrutura de Coimbra será a representante portuguesa na infraestrutura europeia de HPC PRACE (Partnership for Advanced Computing in Europe).
A IDENTITY, parceiro de canal da Fujitsu, será a empresa responsável pela implementação da infraestrutura, onde serão instalados os servidores de elevada densidade Fujitsu PRIMERGY CX400.
O novo HPC será composto por 164 nós de computação, 328 processadores, num total de 3936 núcleos de processamento, para um desempenho teórico de 85 TFlop/s – com um consumo máximo de apenas 65 kW.
A escolha da Universidade de Coimbra é justificada pelo sistema de baixo consumo energético, entre os locais a concurso. Para além disso, era também a proposta com melhor desempenho em aplicações com fins científicos e industriais.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…