Como é que as contas de Mark Zuckerberg foram pirateadas?

Como é que isto é possível, tendo em conta a importância que o Facebook e o Instagram dão à segurança, e sendo Mark Zuckerberg um dos mais importantes CEOs tecnológicos do mundo?

Por um lado, é importante salientar que as suas contas nas redes sociais que comanda não foram comprometidas. O que terá acontecido, segundo as explicações posteriores dos próprios piratas, é que Zuckerberg foi apanhado na fuga de dados que afetou o LinkedIn em maio.

Na altura, milhões de contas (email e password) da rede profissional foram publicadas online, sendo que o LinkedIn contactou os utilizadores afetados e invalidou as suas credenciais. Mas aparentemente, Zuckerberg tinha reutilizado a sua palavra-passe noutras redes sociais – Twitter e Pinterest.

Embora o CEO do Facebook não use o Twitter desde 2012, a sua conta (@Finkd) continua ativa, e a rede demorou pouco tempo a “expulsar” os piratas e a eliminar o tweet em que se vangloriavam por terem pirateado Zuckerberg.

A Venture Beat reporta que a conta do CEO no Google+ ficou intacta, e cita uma declaração do Facebook, assegurando que “nenhum dos seus sistemas” foi atacado.

A notícia chega uma semana depois de se terem descoberto centenas de milhões de dados vazados de duas outras redes sociais, o Tumblr e o MySpace. Em ambos os casos, esta fuga proveio de ataques piratas em 2013, que não foram descobertos e publicitados até agora.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago