Contas do eBay comprometidas depois de ataque

A gigante de comércio eletrónico eBay afirmou que entre fins de fevereiro e o início de março um programa informático malicioso roubou informação relativa às identidades dos seus utilizadores, incluindo endereços de e-mail, moradas e datas de nascimento.

eBay

O eBay apelou a que todos os utilizadores alterassem as suas palavras-passe, assegurando, no entanto, que as moradas e contactos telefónicos estavam encriptados. Acrescentou, ainda, que não foram encontrados indícios de os atacantes terem acedido a dados financeiros.

As ações do eBay caíram 3,2 por cento depois das revelações.

“Por agora não podemos especificar o número de contas afetadas. Contudo, acreditamos que está envolvida uma grande quantidade de contas e estamos a pedir que todos os utilizadores do eBay alterem as suas palavras-passe”, asseverou Kari Ramirez, porta-voz da empresa.

O ataque aconteceu por meio de contas de funcionários que já estavam comprometidas que possibilitaram o acesso ilegítimo à rede corporativa do eBay. A empresa acrescentou que a invasão foi primeiramente detetada há aproximadamente duas semanas.

No passado mês de abril, a empresa norte-americana AOL pediu a todas as suas dezenas de milhões de utilizadores que modificassem as suas palavras de acesso às contas e as a suas questões de segurança, depois de ter sido vítima de um ataque cibernético que corrompeu cerca de dois por cento das contas dos seus utilizadores.

Assistimos, então, a um inegável e tendencial crescimento dos ataques cibernéticos, quer em número, quer em grau de sofisticação. A maioria destas investidas intenta furtar dados financeiros ou relativos à identidade dos utilizadores de empresas que armazenem grandes volumes de data.