Daimler pode testar camiões autónomos na Alemanha ainda em 2015

O conglomerado alemão proprietário da Mercedes-Benz planeia testar camiões autónomos ainda este ano, segundo informações confirmadas pelo membro do conselho executivo da companhia, Wolfgang Bernhard.

“Estamos certos que vamos obter aprovação para testes em estradas nas próximas semanas,” disse ele ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, segundo apuração da agência de notícias Reuters.

Os primeiros testes de camiões semi-autónomos acontecerão no estado de Baden-Wuerttemberg, enquanto o início da produção “deve acontecer em 2 ou 3 anos”, ressaltou Bernhard, responsável pela área de camiões da Daimler.

“Somos líderes nessa tecnologia e dependemos de nós mesmos”, declarou ele, ao admitir que Apple, Google e outras empresas também tentam posicionar-se nos negócio de carros que não dependem de motorista para se deslocar.

No início deste mês, o Google iniciou os testes de seus carros autónomos na cidade de Austin, estado do Texas (EUA), o que amplia os esforços da empresa para reunir informações sobre a forma como os protótipos interagem com o tráfego, as condições das estradas e também o comportamento das máquinas relativamente aos peões.

*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil