Dell líder em vendas de storage por capacidade

Relatório da IDC indica que a empresa assumiu a liderança nas vendas de soluções de storage por capacidade no primeiro semestre de 2014.

Segundo o estudo IDC Worldwide Quarterly Disk Storage Systems Tracker, do segundo trimestre deste ano, a Dell comercializou mais de 4 exabytes (especificamente 4.311.728 terabytes) de capacidade de armazenamento, combinando soluções de storage externas e internas, de janeiro a junho deste ano, assumindo assim a liderança do mercado.

Comparado ao mesmo período de 2013, a Dell contabilizou um crescimento de 14,8% nas vendas desse primeiro semestre, movimentando-se em sentido inverso aos três outros principais fabricantes do mercado que apresentaram um decréscimo entre seis e sete por cento no mesmo período.

Essa foi a primeira vez que a IDC combinou, num mesmo estudo, soluções de storage internas e externas, como reflexo de um limite cada vez mais tênue entre servidores e armazenamento, gerado por tendências como a convergência de TI, storage definido por software (software-defined storage) e discos Flash no servidor.

Esse ponto de situação está bem claro na estratégia da Dell que, segundo Rodrigo Cabral, gerente de produtos de storage da Dell Brasil “tem investido fortemente nessas tendências ligadas à convergência e a ambientes definidos por software, o que se reflete nessa liderança citada na IDC e em uma série de lançamentos que devem ampliar, ainda mais, a nossa posição de mercado”.

No Brasil, a Dell lançou recentemente uma nova linha de storage: os novos arrays SC4000, que trazem recursos avançados de um storage Enterprise e prometem ser uma solução com boa relação custo-benefício para projetos de médio porte. Trata-se de uma solução, escalável a mais de 400 terabytes de capacidade bruta, configurável com opções de discos Flash ou tradicionais para suportar uma várias cargas de trabalho e atender a diversos perfis de empresas, sejam aquelas que buscam um ponto de entrada para SANs de médio porte e alto desempenho ou uma solução de armazenamento distribuída para escritórios remotos e filiais.

Bruno Ribeiro

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago