Desenvolvida ferramenta de análise a livro de Fernando Pessoa

O “Livro do Desassossego” é uma das maiores obras de Fernando Pessoa, no seu heterónimo Bernardo Soares, e vai agora poder ser visualizado através de um arquivo digital de hipermédia.

midia-indoor-educacao-brasil-escola-livro-biblioteca-ler-leitura-educar-estudar-estudante-escrever-conhecimento-aula-ensino-instrucao-educacional-aprender-universidade-1325349482767_1024x768Com versões em português, inglês e espanhol, o objetivo é fazer deste arquivo o principal instrumento para estudar o “Livro do Desassossego”, ao mesmo tempo relacionando os estudos literários e a computação.

O arquivo está a ser desenvolvido por uma equipa de 13 investigadores de Lisboa e Coimbra e vai agregar fac-símiles digitais dos cerca de 700 fragmentos do livro e das principais edições portuguesas publicadas entre 1982 e 2010.

A ferramenta de pesquisa e análise inteligente é capaz de gerar em simultâneo múltiplas comparações automáticas e mostrar as relações que as diferentes edições mantêm entre si e com o original.