Dezenas de startups usufruem de programa de mentoring de gestão da Primavera

A marca da Primavera direcionada a este segmento, Jasmin, arrancou com um projeto em parceria com as principais incubadoras de todo o país com o intuito de promover sessões de mentoring para empreendedores, procurando, deste modo, potenciar o sucesso das startups nacionais.

Fábrica das Startups, a Startup Sintra, Startup Braga, a Vodafone Power Labs ou a UA Incubator são já algumas das incubadoras onde estão a decorrer as sessões.

De acordo com um estudo da Informa D&B, uma em cada três startups falha após o primeiro ano de atividade e apenas um terço destas sobrevive ao fim de sete anos. Uma das causas mais apontadas para o insucesso destas empresas não passa pela falta de conhecimento dos responsáveis relativamente ao produto que comercializam ou área de negócio, mas antes pela falta de conhecimentos de gestão

É neste sentido que a Primavera pretende contribuir para a inversão destes números, com sessões gratuitas onde serão abordados os principais conceitos de gestão de um negócio, e demonstrado de que forma os mesmos poderão ser colocados em prática através do software de gestão online e gratuito, Jasmin software, disponibilizado há cerca de dois anos no mercado nacional com o objetivo de simplificar a gestão de pequenos negócios.

Entre as principais funcionalidades desta ferramenta, destacam-se os mecanismos de inteligência artificial através dos quais são disponibilizados insights com indicadores de gestão que ajudam a acompanhar em tempo real a performance financeira da empresa. A adesão a esta é solução gratuita.

Segundo Idalina Sousa, head of marketing do grupo Primavera, “o empreendedorismo faz parte da nossa génese e é um foco permanente da nossa atenção. Atualmente fazemos uma forte aposta no Jasmin, uma solução de gestão e apoio ao negócio direcionada a empreendedores e startups, que é gratuita no primeiro ano de modo a apoiar as empresas no início da sua atividade. Mas agora queremos ir mais além, sentimos que podemos apoiar ainda mais estes empresários, partilhando com eles conhecimentos em gestão, para que possam conduzir os seus negócios com sucesso”.

Com esta aposta, empreendedores e gestores de pequenas empresas passam assim a dispor de mais apoio na gestão do seu negócio. As sessões de mentoring começaram em abril e vão decorrer ao longo do ano de acordo com calendarização a definir com cada uma das incubadoras.