digInvoice: YET quer desmaterializar processos empresariais

A YET- Your Eletronic Transactions, empresa especializada em soluções de transações eletrónicas do grupo Primavera, reforçou o portfólio de aplicações de desmaterialização de processos empresariais com o lançamento do denominado, uma solução de processamento de faturas que pretende acabar de vez com o tratamento manual destes documentos.

Conta a empresa em comunicado de imprensa que o digInvoice vem complementar a transformação digital das empresas que já utilizam processos de EDI (Electronic Data Interchange) para a gestão de documentos comerciais, ou seja, que já efetuam uma gestão e tratamento eletrónicos dos documentos e respetivo arquivo eletrónico, permitindo-lhes digitalizar também os documentos que ainda recebem dos fornecedores pela via tradicional, em papel.

A YET diz mesmo que esta solução visa acabar com o trabalho administrativo manual, contribuindo para uma maior eficiência administrativa.

Assim, as faturas enviadas por fornecedores em formato papel são processadas pela solução, que extrai automaticamente os dados, gera documento eletrónico equivalente e respetivo arquivo digital e encaminha a fatura para o ERP, para respetivo tratamento contabilístico, seguindo o mesmo fluxo que as faturas recebidas via Transações Eletrónicas.

“Apesar dos avanços que já existiram no caminho da desmaterialização dos documentos comerciais, ainda existem empresas que apesar de já tratarem os seus documentos de forma eletrónica, ainda recebem dos seus fornecedores faturas em papel. É para essas empresas, que já perceberam a importância da desmaterialização, que disponibilizamos o digInvoice, permitindo-lhes complementar o ciclo da desmaterialização e assim aumentarem a eficiência e a competitividade”, explicou Eugénio Veiga, diretor-geral da YET.

No comunicado a empresa bracarense relembra que estudos recentes demonstram que o tratamento manual de uma fatura representa, em média, um custo unitário superior a 1,50 euros, um valor que diminui para apenas 0,15 eurospor documento quando são utilizadas soluções de faturação eletrónica.

“O digInvoice já está disponível no mercado português, em duas configurações distintas e com capacidade de integração com qualquer ERP existente no mercado, e endereça essencialmente a empresas que mensalmente recebem um grande volume de faturas e que necessitam de acelerar todo o ciclo de processamento, eliminando o trabalho moroso associado ao tratamento manual destes documentos.”