eBay e PayPal separam-se em 2015

A eBay planeia separar-se do serviço de pagamentos online PayPal, na sequência de uma revisão estratégica relativamente ao crescimento e estrutura da empresa. ebay Depois de passarem boa parte deste ano a explicar o porquê de ambos os negócios serem melhores em conjunto, o conselho de administração e o CEO do eBay, John Donahoe, deram uma volta completa, ao anunciar um plano em que a PayPal e eBay serão divididas em companhias publicas e negociadas separadamente em meados do próximo ano. Assim, realiza-se o pedido feito pelo magnata Carl C. Icahn, acionista do fundo, há nove meses atrás.

Uma revisão estratégica completa mostra que manter eBay e PayPal juntas para além de 2015 torna-se claramente menos vantajoso para cada negócio de forma estratégica e competitiva. O cenário da indústria está a mudar, e cada empresa enfrenta diferentes oportunidades e desafios competitivos.

Após a separação livre de impostos para os acionistas, o novo eBay será dirigido por Devin Wenig, presidente do eBay Marketplaces e ex-chefe da Divisão de Mercados da Thomson Reuters Corp. O executivo da American Express Dan Schulman juntar-se-á à PayPal como presidente e CEO da mesma após a cisão, disse a empresa. Donahoe e o diretor financeiro Bob Swan vão supervisionar a separação e servir os conselhos de ambas as empresas.

Com a divisão a ter efeito em 2015, John Donahoe vai deixar o cargo de CEO da eBay. “Eu tive um bom modelo chamada Meg Whitman. Quando ela foi CEO do eBay, disse que só ia fazê-lo por uma década. Ela deixou o cargo há oito anos, e criou a oportunidade para mim, com a qual eu estou imensamente grato. No próximo ano vai ser o meu 10 º ano no eBay e eu vou estar a criar oportunidades para dois grandes líderes tornarem-se CEO”, afirmou Donahoe.

O eBay adquiriu o PayPal em 2002 por 1,5 mil milhões de dólares. Desde então, tornou-se uma das unidades de maior crescimento do eBay, representando cerca de 41 por cento da receita líquida do eBay no ano passado. O PayPal tinha 143 milhões de utilizadores ativos no final de 2013, um aumento de 16 por cento relativamente ao ano anterior.