eBay sobe vendas e apresenta lucros acima do esperado

A gigante dos leilões e compras online eBay conseguiu surpreender positivamente o mercado, com resultados um pouco acima do esperado no primeiro trimestre. As vendas subiram 4% para 1,9 mil milhões de euros nos primeiros três meses do ano.

Os lucros da eBay também subiram, 7% para 428 milhões de euros. O volume grossista de mercadorias cresceu 1%, para 18,2 mil milhões.

“O primeiro trimestre representa mais um período de resultados sólidos, à medida que continuamos a posicionar o eBay para o sucesso no longo prazo”, disse o presidente e CEO da empresa, Devin Weng, no comunicado de resultados. “Estamos a executar o nosso plano e a fazer progressos nas prioridades estratégicas para garantir que temos a melhor seleção de produtos e uma experiência de compras simples e personalizada, enquanto os vendedores beneficiam de uma plataforma de venda poderosa.”

Só a plataforma Marketplace representou 1,6 mil milhões de euros no trimestre, o que seria uma subida de 3% sem o efeito das flutuações cambiais que têm afetado as gigantes norte-americanas (tanto a Apple como o Twitter apresentaram resultados com esses efeitos).

Apesar dos números positivos, o mercado teve uma reação mista. Primeiro, as ações dispararam 5% nas trocas fora de horas; depois, acabou por inverter a tendência e penalizou os títulos da empresa, regressando a território positivo ao final do dia. A eBay tem uma capitalização bolsista de 27,78 mil milhões de dólares e as ações fecharam ontem nos 24,49 dólares.