Equinix pode estar próxima de fechar negócio com o Telecity Group

A empresa norte-americana que administra data centers em todo o mundo está a aproximar-se de um acordo para adquirir a concorrente britânica Telecity Group.

De acordo com a Reuters, fontes familiarizadas com o negócio e que pediram anonimato por conta das conversações serem confidenciais, garantem que a negociação vai já num estágio avançado. A fusão poderia criar o maior player de centros de dados de toda a Europa.

Ainda de acordo com as informações, um acordo em fase final pode ser anunciado ainda hoje, caso ambas as partes concordem com o valor oferecido. O preço do negócio ainda não pode ser previsto com precisão, já que a Equinix já teria realizado uma tentativa de compra, que não conseguiu concretizar. A companhia dos EUA ofereceu anteriormente pouco mais de três mil milhões de euros para convencer a Telecity a entrar nas negociações.

As ações da Telecity no índice FTSE 100, da London Stock Exchange, a bolsa inglesa, terminaram o dia de ontem avaliadas em cerca de 1,52 euros, o que representa um valor de mercado de aproximadamente 3,088 mil milhões de euros. Procurada nos EUA, a Equinix recusou-se a comentar o assunto, enquanto o Telecity Group não respondeu a um pedido de comentário em Inglaterra.

Fundada em 1998 em Redwood City, no estado da Califórnia (EUA), a Equinix opera mais de 100 data centers em 33 países localizados nos cinco continentes. A administradora de centros de dados gastou 441,4 milhões de euros em 2007, para a compra de IXEurope, uma fornecedora britânica de serviços cloud.

Sinal de que a sua entrada na Europa faz parte de uma estratégia de ampliação, é que a Equinix já havia assumido publicamente que a compra da Telecity lhe daria mais capilaridade na Grã-Bretanha, incluindo a City, centro financeiro de Londres. Além disso, o sucesso nas negociações também seria uma forma de expandir a presença em cidades europeias como Dublin, na Irlanda, Milão, na Itália, Istambul, na Turquia, Estocolmo, na Suécia, Helsínquia, na Finlândia e Varsóvia, capital da Polónia.

Já a Telecity afirmou em fevereiro a compraria a rival holandesa Interxion Holding NV, um acordo avaliado em cerca de 2,015 mil milhões de euros. O negócio não foi concluído, barrado pelo interesse da Equinix na própria Telecity. A alegação da norte-americana é de que o negócio com a Telecity criaria uma combinação “muito mais atraente, capaz de entregar maior valor aos acionistas ingleses, do que a proposta de fusão entre o Telecity Group e a Interxion”.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

7 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago