Equinix vai investir 189 milhões num novo data center em Amsterdão

A Equinix, companhia global de data centers, vai investir 113 milhões de dólares na construção da primeira fase do seu novo data center International Business Exchange (IBX) em Amsterdão (Holanda). Quandoas quatro fases de expansão estiverem concluídas, a instalação representará um investimento total de 189 milhões.

O novo data center AM4, que ocupará o mesmo terreno em que se encontra o Science Park da Equinix, suportará a crescente procura pela Plataforma Equinix na cidade, um dos locais de maior densidade de rede do mundo.

De acordo com a empresa, a primeira fase do novo site terá 1.555 racks. No total, serão 4.200 racks, divididos por um espaço de oito andares com área útil total de mais de 11.500 metros quadrados. A construção da primeira fase deve ser concluída no segundo trimestre de 2017.

“Por ser um dos mais importantes pontos de conexão no mundo, Amsterdão continua a desempenhar um papel significativo na facilitação de fluxos de dados que oferecem suporte à economia digital”, afirma Eric Schwartz, presidente da Equinix na região EMEA.

O executivo acrescenta que com a construção do AM4, a Equinix trará ao mercado mais uma oportunidade de interconexão, ligando as empresas aos seus clientes, colaboradores e parceiros e, finalmente, acelerando a performance dos negócios.

O AM4 será adjacente ao data center AM3 da Equinix, que foi inaugurado em 2012 e ampliado no ano passado. O AM3 ganhou diversos prémios em inovação e sustentabilidade, graças ao uso de Armazenamento de Energia Térmica em Aquíferos no solo, em vez de refrigeração mecânica, de modo que o calor gerado pelos data centers pode ser utilizado para aquecer as construções vizinhas.