Categories: Indústria

ERA Portugal melhora tomada de decisão BI da GSTEP

GSTEP foi a empresa responsável pela implementação de um projeto de business intelligence na ERA Portugal.

A verdade é que a empresa, do ramo imobiliário, se debatia “com o desafio de obter rapidamente dados mais fidedignos e fáceis de interpretar para suportar a tomada de decisão de forma mais rápida e eficaz”.

Diz a ERA Portugal que “existia alguma informação descentralizada e com algum processamento manual” mas “o objetivo era centralizar, automatizar e atualizar os dados de forma sistemática e diária”.

“Sabíamos que era importante apoiar, de uma forma mais estruturada e eficiente, a gestão diária das equipas da ERA Portugal, criando dashboards mais claros e intuitivos, tornando-nos capazes de avaliar o desempenho do negócio diariamente, identificar tendências de mercado e de forma geral tomar decisões de forma mais ágil e informada”, explica Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

A GSTEP criou uma solução customizada que otimizou e automatizou a gestão de dados da ERA Portugal tendo, para isso, sido selecionada a tecnologia Power BI da Microsoft porque, “atualmente, e quando comparado com outras alternativas, oferece um leque de possibilidades bastante completo e está incorporado na Power Platform da Microsoft, o que traz vantagens ao nível do workflow, integração e centralização dos dados e facilidade na utilização no dia-a-dia”, refere Gustavo Mendes, CEO da GSTEP.

A solução passou, assim, pela implementação de uma solução de business intelligence com a criação de um data warehouse de suporte aos dashboards corporativos.

Os processos de ETL de canalização de dados entre as diferentes fontes de informação e o data warehouse e a infraestrutura de base de dados foram totalmente desenvolvidas em Microsoft Azure Cloud.

Os novos dashboards corporativos que passam a sustentar a tomada de decisões fundamentada, e em tempo útil, por parte da ERA abrangem praticamente todas as áreas críticas do seu negócio.

O projeto teve a duração de cinco meses e contou com a participação de seis elementos ao longo de todas as fases, numa estreita colaboração entre a ERA e a GSTEP.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho efetuado pela GSTEP e, entre os pontos mais positivos desta parceria, destacamos a elevada disponibilidade, o cumprimento dos objetivos propostos e a capacidade de resolução de problemas”, salienta Rui Torgal.

A estratégia para o futuro abarca a contínua melhoria e enriquecimento dos dashboards atuais para que reflitam a cada momento as necessidades da ERA em termos de gestão e análise de dados.

Bit Magazine

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

20 horas ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

7 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago