Facebook fecha parceria com 50 empresas de média para cobrir eleições

De acordo com a empresa, a parceria envolve redes de televisão, jornais e publicações online. A ideia é capitalizar na popularidade do serviço de vídeos ao vivo, Facebook Live, que tem conquistado não só utilizadores individuais como organizações de média, depois de começar com um lançamento limitado, virado para celebridades.

Essa iniciativa acontece num momento crítico para a rede rival Twitter, que tem se esforçado para captar as atenções dos utilizadores em momentos importantes, como grandes embates desportivos. A rede também está a aumentar o seu investimento no vídeo ao vivo – simultaneamente decidindo acabar com o Vine, uma app de vídeos muito curtos que era popular entre os mais jovens.

Cada organização de média incluída nesta parceria com o Facebook irá publicar um vídeo ao vivo de 15 minutos centrado na eleição presidencial em cada um dos 50 estados do país. O conteúdo será então destacado no site “Eleição 2016” do Facebook, com a hashtag #50states.

É importante salientar que o Facebook não irá colocar publicidade nestes streamings ao vivo. Mas o buzz gerado em torno dos vídeos poderá atrair mais utilizadores para a plataforma, tornando a rede mais apetecível para informação sobre as eleições e competindo com a perceção de “tempo real” do Twitter.

Jason White, que gere as parcerias de média do Facebook nos Estados Unidos, disse à Reuters que o Facebook Live é algo que funciona muito bem na plataforma.

“Nós queríamos dar algo aos média, especialmente meios locais, no qual se pudessem agregar no dia de eleições”, disse White, falando do projeto dos 50 estados. No futuro, a rede social talvez coloque anúncios nos intervalos do vídeo ao vivo, mas para já isso não acontecerá.

Na semana passada, o Facebook avisou os investidores de que o seu ritmo de crescimento no próximo trimestre iria abrandar, porque existe um limite para quantos anúncios a rede pode colocar sem chatear os utilizadores.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

19 horas ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

2 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

3 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

3 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

4 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

5 dias ago