Facebook vai mostrar anúncios a não utilizadores

O Facebook anunciou uma série de mudanças que têm por objetivo “melhorar a experiência de visualização de anúncios” por parte dos utilizadores. Mas uma das alterações vai ter impacto também junto das pessoas que não têm conta no Facebook.

As mudanças foram anunciadas por Andrew Bosworth, vice-presidente da plataforma de anúncios e negócios do Facebook, e chegam dois anos depois do lançamento da Audience Network (Rede de Audiência) – uma plataforma desenhada para ajudar os anunciantes e programadores a mostrarem anúncios nos seus sites e aplicações.

“No entanto, no passado, só mostrámos anúncios nestes locais a pessoas que tinham conta no Facebook”, escreveu Bosworth. “Estamos a expandir a Audience Network para que anunciantes e programadores possam mostrar melhores anúncios a toda a gente – incluindo aos que não usam ou não estão ligados ao Facebook.”

A rede social, que tem agora 1,6 mil milhões de utilizadores mensais, justifica as medidas como uma tentativa de melhorar a qualidade e relevância dos anúncios. Um dos cenários exemplificados por Bosworth é na utilização do Facebook por dispositivo móvel: abre-se um artigo no navegador do telefone e a página leva mais tempo que o normal a carregar. Quando aparece, o artigo está bloqueado por um anúncio, e se a pessoa carregar em qualquer outro milímetro que não no do “x” para fechar, é levada para outra página.

“A publicidade pode estar para ficar, mas não os maus anúncios como estes”, referiu o responsável. “É por isso que estamos a trabalhar para oferecer uma melhor experiência de anúncios online para toda a gente.”

Ferramentas de controlo

Outra revisão abrange o controlo por parte do utilizador acerca dos anúncios que vê, incluindo ferramentas para desativar a publicidade baseada nos interesses online. Quem tiver uma conta, pode fazê-lo nas suas configurações do Facebook, e as definições serão cumpridas onde quer que o utilizador utilize a rede social – mostrando se pretende visualizar anúncios baseados em interesses específicos, como viagens ou televisão.

“A partir de hoje, os utilizadores podem desativar a visualização de anúncios em apps e sites que não sejam disponibilizados pelo Facebook, com base nas suas preferências de anúncios”, realça a empresa. “O utilizador poderá fazê-lo através das configurações do Facebook ou clicando no ícone AdChoices ao lado do anúncio da Rede de Audiência.”