Facebook faz primeiro teste do seu avião Aquila

O Facebook realizou com sucesso o primeiro teste de voo do seu avião Aquila, um passo importante na missão de levar conectividade à Internet em áreas remotas.

O Aquila é um avião resistente, movido a energia solar e de elevada altitude. Este foi o primeiro  de um conjunto de testes denominados de “verificações funcionais”, criados para verificar os modelos operacionais do avião e a sua estrutura, no geral.

Durante o voo de baixa altitude, o Aquila manteve-se no ar durante 96 minutos, mais do triplo do mínimo planeado para a duração da missão. O Facebook indica que conseguiu reunir dados valiosos para ajudar a melhorar o projeto. Em altitude de cruzeiro, o Aquila consumiu apenas 2.000 watts de potência – é tanto como um secador de cabelo ou um micro-ondas.

“Temos estado a voar uma versão do Aquila cinco vezes mais pequena há alguns meses, mas esta foi a primeira vez que pusemos no ar o avião à escala verdadeira”, explica Jay Parikh, que lidera a divisão de engenharia e infraestrutura do Facebook. Para provar a capacidade total do engenho, vamos levar o avião até ao limite numa série de testes durante os próximos meses e anos. Esperamos alguns falhanços, que por vezes serão planeados: aprendemos mais quando levamos o avião ao limite.”

Nestes próximos voos, o Facebook prevê que o avião voe mais rápido, mais alto e para mais longe. Estima-se que possa voar a 60.000 – 90.000 pés, proporcionando assim conectividade às pessoas dos locais que sobrevoar.

A ideia é levar acesso à Internet a zonas onde a conectividade pode oferecer oportunidades de mudança de vida, informação e experiências. Cerca de 1,6 mil milhões de pessoas vivem em locais remotos e sem acesso a redes de banda larga móvel. Este projeto do Facebook foi concebido para ajudar a enfrentar este desafio.

A rede social partilhou um vídeo com os primeiros momentos de voo do avião, intensamente festejados pela equipa de controlo.