Zuckerberg, que está no Peru a participar do APEC, escreveu que leva a desinformação muito a sério. “Estamos a trabalhar no problema há muito tempo e tomamos seriamente essa responsabilidade”, disse o CEO do Facebook. “Fizemos um progresso significativo, mas ainda temos mais trabalho para fazer.”
O que o Facebook sempre fez foi depender do “policiamento” da comunidade para detectar publicações falsas, ofensivas ou que não cumpram a política da rede social. Qualquer utilizador pode sinalizar um link como sendo falso, e a rede também usa outros sinais para tomar uma decisão, tais como o número de vezes que pessoas colocam links para sites que desmontam mitos, como o Snopes. O algoritmo penaliza essas histórias, como faz com spam, clickbait e esquemas fraudulentos.
Mas os problemas que advêm dessas medidas são tão técnicos como filosóficos, considera Zuckerberg. O executivo quer dar uma voz a todas as pessoas, o que muitas vezes significa deixar que os utilizadores compartilhem o que quiserem. “Nós precisamos de ter cuidado para não desencorajar a partilha de opiniões ou errar e restringir conteúdo verdadeiro”, avisa o CEO. Do ponto de vista dos negócios, é claro que Zuckerberg não quer restringir nada, porque quanto mais virais os posts forem e quanto mais utilizadores recorrerem ao Facebook para compartilharem as suas opiniões, melhor.
No entanto, as críticas têm subido de tom e Zuckerberg decidiu que irá tomar medidas mais fortes para combater falsidades. Estas são as principais:
“Quero que saibam que nós sempre levámos isto a sério e que entendemos como este assunto é importante para nossa comunidade”, concluiu o CEO.
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