Categories: InovaçãoWearable

Facebook prevê vender 600 mil Oculus Rift até ao final do ano

É um número avultado, tendo em conta o preço de 599 dólares e a disponibilidade – chegou primeiro a cerca de 20 territórios e ainda não se sabe o calendário seguinte de lançamento. Além disso, as primeiras críticas apontam para a pouca utilidade do Oculus Rift fora do circuito dos videojogos, pelo menos enquanto não surgem mais conteúdos.

Se as previsões do Facebook estiverem certas, então a nova unidade de negócio vai gerar mais de 520 milhões de dólares já este ano. A tabela da Cantor Fitzgerald, divulgada pelo Business Insider, mostra que a expectativa é de atingir 1,6 mil milhões de dólares de receitas já no final de 2017, com a venda de cerca de dois milhões de Oculus Rift, mais 410 milhões de software relacionado.

Em 2020, de acordo com a previsão, a unidade traria ao Facebook 6,6 mil milhões de dólares em hardware e 2 mil milhões em software. Uma fatia significativa das receitas totais da rede social.

“O Facebook está a posicionar-se no que acreditamos ser o epicentro de uma oportunidade de crescimento multi-anual e multi-milionária na realidade virtual”, escreveu o analista Youssef Squali, no relatório da Cantor Fitzgerald. “Enquanto a taxa de adoção pode ser lenta inicialmente, com a plataforma a atrair jogadores primeiro, estimamos que a realidade virtual pode representar mais ou menos 10% do volume de negócios total do Facebook em 2020, e ajudar a sustentar um crescimento excecional das receitas da empresa durante vários anos.”

O Facebook comprou a Oculus em julho de 2014, por cerca de dois mil milhões de euros. Com estas previsões, a empresa de Mark Zuckerberg rapidamente recuperará o investimento; mas o Oculus Rift terá concorrentes de peso em breve. O HTC Vive chega em abril e o PlayStation VR em outubro. Haverá um mercado assim tão grande para três grandes óculos de realidade virtual, mais uma mão cheia de indies como a OSVR e a AntVR?

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago