Ferramenta da Anacom supera expetativas

O Net.mede, medidor de velocidade de Internet criado pela Anacom, recebeu 115 mil visitas apenas no seu primeiro mês de funcionamento, superando assim todas as expetativas.

anacom_porto01Esta ferramenta, lançada pela Autoridade Nacional de Comunicações, permite aos consumidores compararem a velocidade real da sua ligação de Internet com a que têm contratada.

Segundo Fátima Barros, presidente da Anacom, “o medidor de velocidade de Internet foi lançada com o objetivo de tornar o mercado mais transparente e permitir aos clientes efetuarem melhores escolhas”.

Apenas no primeiro mês, o Net.mede recebeu uma média de quase quatro mil visitas por dia, tendo sido analisadas 416 mil páginas, com um tempo médio por visita de 3,35 minutos.

A ferramenta registou muitos acessos do estrangeiro, de países como o Brasil, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Angola, Moçambique, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Togo, Japão, Índia e África do Sul.

Apesar de alguns destes acessos feitos do estrangeiro terem sido efetuados por cidadãos de outras nacionalidades que procuravam medidores de velocidade de Internet nos motores de busca, a maioria terá partido de portugueses emigrantes.

Na apresentação do Net.mede, a presidente da Autoridade Nacional de Comunicações explicou que este medidor é um instrumento que os clientes podem usar para “pressionar” as empresas, se constatarem uma grande discrepância com a velocidade contratada.

A Anacom aconselha que os testes sejam feitos em vários dias e a horas diferentes, de modo a obter uma noção mais exata da velocidade que está a ser fornecida pelo prestador de serviço.