Categories: Negócios

Fujifilm indemnizada pela Motorola por infração de patentes

A Motorola Mobility foi condenada a desembolsar 10,2 milhões de dólares, depois de um tribunal norte-americano ter considerado que a empresa infringiu os direitos de propriedade intelectual da Fujifilm.

Foi em 2012 que o processo judicial começou, quando a Motorola Mobility, parte da Lenovo desde o início de 2014, foi acusada pela Fujifilm de utilizar nos seus smartphones tecnologia patenteada pela última. Três das tecnologias em causa dizem respeito a funcionalidades de captura de imagens digitais, enquanto a quarta prende-se com a transmissão de dados através de ligações sem fios.

A indeminização de 10,2 milhões de dólares fica muito aquém dos 40 milhões exigidos pela Fujifilm no início da contenta jurídica.

Embora a Motorola Mobility tenha sido absolvida face à alegada apropriação indevida de tecnologia patenteada de reconhecimento facial e de ligação wireless, o sucesso não lhe sorriu sempre, não conseguindo esquivar-se da acusação de integração, não autorizada, de tecnologia de conversão cromática de imagens da Fujifilm nos seus dispositivos.

Apesar de ter sido derrotada nesta ronda, a Motorola Mobility parece não querer hastear a bandeira branca, tendo um porta-voz da empresa afirmado, segundo a Reuters, que a patente face à qual a Motorola não conseguiu provar a sua legitimidade está a ser escrupulosamente analisada.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago