Categories: Negócios

Gartner afirma que Data & Analytics serão dominantes em 2017

De acordo com a Gartner, a utilização de Data e Analytics pode ajudar as empresas a criar uma nova arquitetura completa com foco em agilidade e escalabilidade e que esta mudança será assente em três tendências principais. Em primeiro, a análise de dados vai nortear as operações modernas de negócios e em segundo lugar, as organizações vão adotar uma abordagem mais integral, com arquiteturas completas que permitirão a gestão de dados e Analytics da empresa como um todo. Por fim, os executivos farão com que Data & Analytics se tornem parte da sua estratégia, o que possibilitará aos profissionais da área assumir novos papéis e gerar o crescimento dos negócios.

As pesquisas da consultora, realizadas no último ano, mostram que 45% dos profissionais de TI indicaram que existem novos projetos de Data & Analytics em fase de elaboração ou seleção.

“Os negócios digitais exigem arquiteturas personalizadas e com flexibilidade de adaptação a uma organização que aumente os seus dados e experiências. A rápida escalabilidade da infraestrutura de computação em Nuvem pode tornar isso possível. Não é mais uma questão de se para o uso de Cloud, mas sim de como”, indicou Ted Friedman, Vice-Presidente e analista da Gartner.

Os executivos devem difundir o uso de Analytics por toda a empresa de forma a conseguir alcançar os maiores benefícios possíveis, sendo que as capacidades analíticas devem ser aplicadas de forma abrangente nos pontos em que acontecem os processos e as interações com os utilizadores.

Os profissionais da área devem, também, desenvolver habilidades técnicas e profissionais que sustentem uma visão completa, agindo como pioneiros dentro de novas unidades de negócios e áreas da organização.

“Conforme a adoção de Data & Analytics se torna cada vez mais ampla, o potencial de crescimento de negócios não é apenas cumulativo, mas verdadeiramente exponencial. As empresas que falharem em agir hoje sofrerão não só em 2017, mas também limitarão seriamente o seu potencial de crescimento de 2018 em diante, uma vez que os resultados do aumento de insights, responsividade e eficiência tornam-se uma bola de neve”, completa Friedman.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago