O Google Earth permite ter uma noção de como a floresta mundial mudou nos últimos 12 anos. O serviço apresentou agora um mapa de alta resolução, onde estão documentadas as alterações sofridas pelas florestas desde o início deste século até ao ano passado.
O mapa é baseado em cerca de 650 mil imagens de satélite capturadas pelo Landsat 7. Estas imagens revelam que o planeta perdeu uma grande dimensão florestal nos últimos 12 anos, equivalente ao território da Mongólia. O que significa que foram destruídas árvores suficientes para cobrir seis vezes o Reino Unido.
Desde o ano 2000 que se perderam cerca de 2,3 milhões de quilómetros quadrados de floresta devido ao abate de árvores, fogos, doenças e desastres naturais. Apesar destes números o planeta Terra ganhou 800 mil quilómetros quadrados de nova floresta.
Relativamente a Portugal, este mapa interativo mostra que o nosso país também registou grandes alterações durante estes últimos 12 anos.
A desflorestação na Amazónia foi reduzida mas, em contrapartida, outros países como a Indonésia, Malásia, Paraguai e Angola registaram perdas significativas.
“Este é o primeiro mapa sobre alteração florestal globalmente consistente e localmente relevante”, declara o professor Matthew Hansen, da Universidade de Maryland, instituição que coordenou o projeto.
O mapa será a partir de agora atualizado anualmente e poderá ser utilizado como base de dados.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…