Governo dos EUA em debates sobre Big Data e privacidade

O Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca (OSTP) anunciou que está interessado em receber feedback relativamente à forma como o Big Data poderá influenciar as políticas de privacidade, a economia e a vida pública.

nicole wong

Numa conferência decorrida na semana passada com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o OSTP debateu o estado atual das tecnologias de Big Data, contando com a participação de vários tecnólogos de áreas como serviços de saúde, educação e transportes. Na discussão foram ainda incluídos os pareceres de algumas empresas de segurança.

Contudo, o OSTP pretende agora proceder a um inquérito direcionado para o grande público de forma a recolher opiniões e receios referentes a estas novas tecnologias e práticas de Big Data.

A diretora-adjunta de tecnologia do OSTP, Nicole Wong, disse que esta é uma temática de extrema e crescente importância nos dias de hoje, que abarcam uma série de tecnologias já de si tão invasoras, que se torna de elevada premência um debate acerca dos benefícios que o Big Data pode, de facto, trazer e quais as melhores formas de salvaguardar a privacidade, entre outros valores.

No próximo dia 17 de março, o OSTP, a Data & Society Research Institute e a Universidade de Nova Iorque vão realizar uma conferência com o intuito de explorar os impactos sociais, culturais e éticos do Big Data.

Estes esforços fazem parte de uma estratégia de privacidade digital de Obama comunicada há dos anos, que, ao que parece, até agora não adquiriu a dimensão esperada.