Categories: Indústria

Havaianas lançam modelo 3D

À medida que cada vez mais trendsetters aderem às criações em borracha da marca brasileira de calçado, a Havaianas conquista a preferência do mundo da moda, “afirmando-se tanto como favorita nas passerelles como essencial no street style”.

Desde 1962, a marca tem assegurado presença na cultura, tornando-se um símbolo de lifestyle global. Agora, dá mais um passo em direção ao futuro do design de calçado.

A criadora dos flip-flops modernos reinventou o seu produto mais icónico em parceria com a Zellerfeld, a empresa de tecnologia de calçado que está a trabalhar a produção em impressão 3D.

A havaianas revela assim o seu primeiro design criado com esta tecnologia. O resultado será apresentado em estreia na Copenhagen Fashion Week Primavera/Verão 2026, numa capital que “adotou a silhueta icónica brasileira como um verdadeiro It-shoe”.

Este lançamento reforça o momento de destaque dos flip-flops no mundo da moda e prolonga o legado da havaianas. Marca também um novo capítulo no futuro da criação de produtos, onde ícones culturais podem ser reinventados e ganharem vida de forma imediata.

Ao aventurar-se no universo do calçado impresso em 3D para esta estreia, a equipa de inovação da havaianas trabalhou em estreita colaboração com a Zellerfeld ao longo de todo o processo.

Desenvolvida através de um intenso design sprint, a silhueta preserva os detalhes mais reconhecíveis da marca.

Assim, mantém a textura em grão de arroz, característica da havaianas, na palmilha e a posição da tira, agora reinventada com uma forma arredondada e uma biqueira escultural. O chinelo é impresso numa só peça utilizando o processo exclusivo da Zellerfeld.

A estrutura em malha densa “proporciona uma sensação suave e amortecida a cada passo, uma característica essencial de ambas as marcas”.

Com uma abordagem orientada para a moda, “a forma introduz detalhes sofisticados que transformam o icónico chinelo num verdadeiro statement piece”.

“Estou entusiasmado por ver a Zellerfeld a colaborar com a marca de flip-flops mais icónica do mundo para trazer os flip flops para o universo da impressão 3D. Juntamente com a havaianas, trabalhámos arduamente no desenvolvimento deste design e, durante o processo, criámos uma nova forma split-toe que lança as bases para muitos flip flops impressos no futuro, desbloqueando novas possibilidades para todos os criadores”, afirmou Cornelius Schmitt, CEO e cofundador da Zellerfeld.

Este produto ganhou vida através de uma estreita colaboração entre as equipas de design, marcada por partilha de insights, experimentação arrojada e um extenso processo de esboços, como se pode ver na imagem.

“Levar a originalidade do nosso design para tecnologias inovadoras foi fundamental para reforçar a intemporalidade da nossa estética. É uma forma de honrar a nossa essência enquanto nos conectamos com novos públicos que valorizam autenticidade, inovação e propósito”, afirmou Ieda Pavani, diretora global de Design da havaianas.

Redação Silicon

Recent Posts

MEO Empresas e CIF promovem acesso universal ao desporto

Baseado em conectividade 5G, inteligência artificial e computação em cloud, o Smart Stadium 5G permite…

3 horas ago

CCG/ZGDV inaugura polo no IPSetúbal para tecnologias digitais e computacionais

O objectivo é impulsionar projetos de inovação e investigação em áreas como visão por computador,…

1 dia ago

Tecnologia Celfocus assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

1 semana ago

Cloud e AI ganham terreno nas PME portuguesas

41% das empresas portuguesas já estão a utilizar IA nos próximos 12 meses, de acordo…

1 semana ago

Chatbots começam a melhorar o atendimento das marcas

No entanto, resolução do problema, tempo de resposta e clareza na comunicação são ainda pontos…

1 semana ago

DR da Jotelulu garante continuidade de funcionamento das PME em Portugal

Recurso recorre a cópias de segurança e replica os dados em caso de falhas graves…

2 semanas ago